fbpx

Millenium Explica: Como o excesso de leis traz limitação e insegurança para o setor dos seguros?

Que o excesso de burocracia no Brasil não apenas atrasa, mas também limita os processos, não é segredo para ninguém. O setor de seguros tem sido bastante atingido por tanta regulamentação e isso afeta diretamente o consumidor, ou seja, você.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, preparamos esta edição especial do Millenium Explica com trechos da participação do sócio fundador e CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, no webinário exclusivo para assinantes do Clube Millenium. Assista! https://www.youtube.com/embed/rl51IonH7xI

Ao contratar um seguro, muitas pessoas ainda se perguntam apenas se terão as coberturas dos serviços que precisam, quando na verdade, deveriam questionar também o fato de que, na maioria das vezes, é a quantidade excessiva de leis que impede atendimentos cada vez mais personalizados e de acordo com as necessidades do consumidor.

Leia mais
Como o excesso de leis e as agências reguladoras afetam o Brasil?
Millenium Explica: Diferenças entre Reforma Tributária e Reforma Administrativa

“A Lei nº 9.656/98 trouxe mudanças e acabou engessando o seguro de saúde individual. Hoje temos o seguro corporativo, mas na verdade a gente não tem, pois para usá-lo, o consumidor vai ter que entrar numa associação de classe, por exemplo. Então há uma demanda urgente por flexibilização”, explicou.

Outro ponto importante comentado por Marcelo é que a legislação no Brasil costuma ser reativa e usou como exemplo a alta demanda por cirurgia bariátrica. “Do dia para a noite as seguradoras foram obrigadas a dar cobertura para cirurgias bariátricas e a quantidade de gente querendo fazer foi alta. Então, nesses casos as seguradoras arcam com o prejuízo do ano e, no ano seguinte, são obrigadas a recalcular os valores. E quem paga? A sociedade!”

+Setor de seguros está inovando! Entenda os novos processos e cobertura de riscos

As muitas mudanças nas leis na área de seguros de saúde podem trazer insegurança e instabilidade para o setor, impedindo seu crescimento. Por isso, o Instituto Millenium defende que a desburocratização é fundamental para o avanço da sociedade.

Se interessou pelo assunto? Então assista ao webinário “Panorama da área de seguros” completo, no Clube Millenium. No evento, além de Marcelo Blay, o ex-presidente da Porto Seguro, Jayme Garfinkel também compartilhou sua experiência no setor e comentou sobre o mercado e os desafios atuais.